Como empreendedor, um dos maiores desafios é encontrar o caminho certo para fazer seu negócio crescer. Depois de escolher um bom lugar para montar a empresa, estabelecer o plano de negócios, preparar o ambiente para receber os clientes, pensar em tudo nos mínimos detalhes para começar, muitas vezes o cenário é que tudo está perfeito, mas as vendas não crescem.

E isso pode acontecer por vários motivos, mas frequentemente está ligado a um posicionamento inadequado para chegar à persona e ao público-alvo do negócio ou mesmo à falta de uma comunicação consistente. Para ver o crescimento real da empresa, é preciso tratar a comunicação de forma profissional e prioritária. Comunicar bem as mensagens da marca proporciona mais chances de chegar ao objetivo, seja alcançar o público certo, seja aumentar as vendas ou ambos. Para isso, cinco maneiras de usar a comunicação podem contribuir:

1 – Use o marketing digital com sabedoria

Alguns poderão dizer que tudo o que se faz na internet é marketing digital, mas é preciso caracterizar bem os diferentes caminhos para uma comunicação assertiva online. Outros mais radicais apontam que o caminho é deixar todas as outras ferramentas e investir no marketing digital, por ser uma estratégia massiva e relativamente barata. Porém, não se pode cair nas armadilhas e fórmulas mágicas vendidas em clickbaits na internet. Elas podem levar o negócio à falência ou fazer o empresário milionário, não existe uma receita de bolo, é um risco a se correr.

O caminho mais efetivo no marketing digital é ter uma estratégia organizada de inbound marketing, com um bom CRM e uma jornada bem definida de funil, com cadência adequada para não ter a mensagem esquecida, mas ao mesmo tempo não parecer inconveniente. Aliado a isso, conteúdo otimizado a SEO direcionando a landing pages bem estruturadas ou a um site responsivo e intuitivo para que o cliente navegue e encontre tudo o que precisa, sejam produtos ou serviços.

Uma estratégia possível de marketing digital com o intuito de construir autoridade digital para a marca é o link building. Aqui é necessário ter conteúdo de qualidade posicionado em sites bem rankeados com links de qualidade que direcionam para o site da sua empresa.

2 – Redes sociais precisam de estratégia

O erro de principiante mais comum do empreendedor é pensar que ele mesmo pode fazer o conteúdo e postar nas redes sociais ou delegar isso ao sobrinho/primo/irmão. Ao fazer isso, dois efeitos colaterais são esperados: no primeiro, o empresário se vê imerso na produção de conteúdo e pára de olhar para a estratégia macro dos negócios; no segundo, o sobrinho cria conteúdo de qualidade inferior e não consegue engajamento nos perfis.

Sobrinho não é social mídia e o empreendedor não é um especialista na multiplicação de tempo. Os negócios serão prejudicados mais cedo ou mais tarde. Aqui, mais uma vez, é melhor investir em algo profissionalizado, com um calendário editorial definido, moodboard da marca, persona e todo arcabouço necessário, do que arriscar.

3 – PR é essencial para chegar a públicos qualificados

O negócio começou a crescer, mas precisa chegar a mais públicos qualificados para comprar os produtos e serviços da empresa. Para fazer isso acontecer, o PR pode ser uma alavanca importante que proporciona estar na imprensa e chegar a mais pessoas. Um calendário definido de comunicações aos jornalistas de interesse do seu negócio pode trazer bons resultados e ajuda a construir autoridade digital e prova social para divulgação da sua marca.

Dentro da caixinha do PR, é possível também ter ações disruptivas para falar da sua marca, valendo desde flashmobs em algum lugar público a press kits para a imprensa. A estratégia precisa ser definida conforme o objetivo de comunicação e o orçamento disponível.

4 – Invista em mídias tradicionais de forma inteligente

As mídias tradicionais como jornal, rádio, TV, OOH e indoor, bem como a comunicação dirigida em todas as suas formas também contribuem para chegar aos objetivos. É necessário, no entanto, tratar otimizar o planejamento para aplicar o orçamento com o melhor ROI possível. Para isso, entender a persona do negócio é fundamental para posicionar o investimento de mídia conforme suas preferências.

5 – Marketing de influência veio para ficar

A creator economy é um mercado que se consolidou no mundo inteiro e o Brasil, por ter um enorme público conectado e muito engajado nas mídias sociais, proporciona um lugar de destaque no marketing de influência. É necessário pensar com carinho e entender que o investimento em influenciadores pode trazer ótimos resultados para o negócio, quando realizado de forma profissional, com autonomia para o criador de conteúdo e estudo prévio de seu perfil para verificação de afinidade com a mensagem da sua marca, da campanha, do negócio como um todo.

O marketing de influência cresceu, se consolidou, encontrou seu lugar e se profissionalizou. Não dá para fazer esse trabalho com amadorismo.

Bônus: planejamento para fazer tudo funcionar

Todas essas ferramentas são muito importantes, mas é preciso organizar tudo de forma coerente. Os canais precisam transmitir uma mensagem condizente entre si, complementar as ideias, refletir a personalidade da marca. Por isso, é necessário ter um orçamento destinado à comunicação e muito organizado, assim como um estudo anual para entender onde essa verba deve ser alocada, estabelecendo um plano. Ideal é ter uma consultoria ou agência para a realização desse trabalho ou, em último caso, um gerenciamento de tempo muito organizado para estabelecer dias e horários específicos para cuidar das demandas de comunicação.