As pessoas que investem no seu dinheiro têm mais facilidade em passar pelos momentos mais difíceis de desemprego e dificuldades econômicas.  

Existem várias maneiras de fazer seu dinheiro render para emergências. Vamos falar aqui de algumas mais conhecidas e conservadoras e outras mais ousadas e arriscadas. 

Poupança 

A maneira mais fácil e a mais utilizada pelo brasileiro para fazer o dinheiro render e a famosa poupança.  

É a opção mais acessível e segura, porém a que oferece menor rendimento. Atualmente, o rendimento da poupança corresponde a 0,5% de juros ao mês sobre os valores depositados, acrescentados da taxa referencial.  

Título de capitalização 

O título de capitalização também é um meio seguro de economizar. Com taxas e juros pré-determinados, funciona através da economia de um valor fixo durante um período estipulado, no qual se concorre a sorteios periódicos.  

Do valor investido são descontadas despesas administrativas e de pagamento do prêmio. O dinheiro será corrigido pela taxa referencial e por outro índice de inflação decidido no ato da contratação do título, após descontadas as taxas administrativas e da cota de sorteio. 

Para o título ser realmente rentável, o cliente que o adquirir precisa ser sorteado durante seu prazo de vigência, ou ele não conseguirá render mais do que o valor da poupança. Essa maneira de investir o dinheiro pode ser interessante para quem pretende aplicar no futuro dos filhos ou em um evento de data posterior sem se preocupar muito.  

CDB  

A sigla significa Certificado de Depósito Bancário. Ele pode ser ou não fixado, ou seja, você pode saber ou não quanto vai receber ao final do prazo da aplicação. O CDB é indexado pelo valor do Certificado de Depósito Interbancário (CDI).   

Essa forma de investimento pode ser pós-fixada, com retorno de 50 a 80% do CDI; pré-fixada, com todas as taxas já definidas no contrato; ou indexada pela inflação, isto é, por uma taxa pré-fixada e outra ligada a SELIC, IPCA ou outro índice ligado à inflação.   

Bancos menores costumam oferecer melhores remunerações do CDB para conquistar clientes. Procure negociar com seu gerente um CDB com retorno de pelo menos 90% do CDI, para que ele seja rentável.    

Tesouro Direto 

Essa opção tem atraído várias pessoas que querem fazer seu dinheiro render e pode ser realizado com aplicações a partir de R$ 30. Trata-se da compra de um título público federal por meio da internet, uma das alternativas mais rentáveis e seguras no país atualmente. O dinheiro que se investe em um título do Tesouro Direto, na prática, é utilizado como um empréstimo para o país para investimentos em saúde, educação e infraestrutura. Depois de cumprido o tempo da aplicação, você recebe o valor do título atualizado.  

Esses títulos são negociados através da internet, no site do Tesouro Direto, no qual o cliente recebe um protocolo a cada operação e pode consultar seu extrato.  

Ações 

Essa é a forma de investimento ideal para pessoas com perfis mais ousados. Através da compra de ações de empresas, o cliente torna-se participante de seu capital social, isto é, vira sócio. Dependendo do tipo de ação adquirida, é possível tornar-se sócio com direito de voto nas assembleias das empresas ou apenas ter direito dividendos maiores em relação aos habilitados a votar.   

É uma maneira de investir altamente especulativa, sendo importante acompanhar as flutuações do mercado global para saber quando suas ações valorizam e vender antes que elas percam valor. Recomenda-se o acompanhamento de um consultor para aplicar nessa modalidade.